Guia completo para escolher a sua empilhadeira: GLP, diesel ou elétrica?
A sua operação cresceu e você percebeu que precisa de uma empilhadeira, mas não sabe qual modelo escolher?
Expandiu para outro ambiente e não sabe qual a empilhadeira certa para o novo desafio?
Precisa de uma empilhadeira para uma operação específica e está com medo de comprar o modelo errado e ter prejuízos?
Essas são apenas algumas dúvidas que podem surgir no momento da decisão sobre qual modelo de empilhadeira é o ideal para você.
Mas a Netmak está aqui para te ajudar a responder todas estas perguntas!
Este guia foi elaborado para te orientar durante a jornada de selecionar uma empilhadeira perfeita. Vamos explicar sobre as características de cada modelo e dicas para uma escolha rentável e eficiente.
Quais os principais modelos de empilhadeira no mercado?
Empilhadeiras GLP
Conhecido como ‘’gás de cozinha”, o Gás Liquefeito de Petróleo é um combustível menos poluente e pode ser utilizado em ambientes industriais, como em empilhadeiras.
Sua principal característica é a possibilidade de ser utilizada em ambientes abertos e fechados, o que a torna uma opção versátil para trabalhar em diversos tipos de operações.
Tem menos impacto ambiental que o diesel e é muito popular, com muitos pontos de recarga espalhados pelo país. Não contamina as mercadorias e pode ser utilizada em indústrias alimentícias e farmacêuticas.
Funciona através de um cilindro GLP que deve ser trocado quando o combustível acabar. Para ter mais agilidade e impedir paralisações, é indicado ter um espaço dedicado para armazenar outros cilindros cheios.
Empilhadeiras diesel
Movidas a diesel, estas empilhadeiras são as mais populares e presentes na maioria das operações externas do país. São ideais para setores que demandam uma máquina mais robusta e resistente a longos turnos.
Estão disponíveis no mercado em diversas configurações para ambientes externos como pátios de construção, fabricação de tijolos, gestão de resíduos e outros.
Possuem autonomia e robustez para longas jornadas de trabalho, mas emitem mais gases poluentes e não podem ser utilizadas em ambientes fechados.
([Colocar em um box] Dica: Com a utilização do acessório oxicatalisador, você reduz a emissão de gases e possibilita a operação de empilhadeiras a diesel em ambientes semi-abertos.)
Possuem um valor de entrada mais acessível que os outros modelos e são uma solução eficiente para operações pequenas e médias. Por terem mais componentes e exigirem a troca de fluidos com frequência, exigem mais manutenções que os outros modelos.
Empilhadeiras elétricas
Estão se tornando uma tendência mundial devido à baixa emissão de gases poluentes e ao potencial econômico das baterias de lítio.
Com emissão zero, podem operar em ambientes fechados sem infringir as regulamentações. São silenciosas e trabalham em conjunto com outras empilhadeiras sem prejudicar o ambiente de trabalho.
Estão disponíveis em modelos com baterias de chumbo-ácido e lítio. As baterias de chumbo-ácido exigem mais manutenção e um lugar dedicado para o recarregamento.
Já as baterias de lítio possuem mais autonomia, podem ser carregadas durante as pausas e exigem menos manutenção preventiva, já que possuem menos componentes.
Os equipamentos com baterias de lítio têm um preço inicial mais elevado e são um investimento alto para algumas operações, mas a economia de energia e em manutenções compensa a longo prazo.
([Colocar em um box] Dica: Se a sua operação possuir energia solar, as recargas da bateria de lítio saem quase de graça!)
O que é importante se considerar na escolha de uma empilhadeira?
- Ambiente da operação
- Tipo da operação e quais cargas serão movimentadas
- Análise de custos iniciais e operacionais
- Normas e regulamentações sobre a emissão de gases
- Capacidade de carga e elevação da máquina
- Capacidade residual
Como saber qual empilhadeira é a ideal para o meu ambiente?
Se você tem uma operação externa, com movimentações diárias, como madeireiras, lojas de materiais de construção e fabricação de tijolos, a empilhadeira a diesel é a ideal.
Caso sua operação seja interna, em superfície plana, como em supermercados, centros de distribuição ou armazéns, é indicado o uso de empilhadeiras elétricas ou GLP.
Em setores em que se demanda a entrada e saída constante entre locais fechados e abertos, indicam-se as empilhadeiras GLP.
Sempre opte por empilhadeiras com capacidade de carga superior à sua necessidade, já que as máquinas vão perdendo capacidade conforme elevam a carga, o que é chamado de capacidade residual.
Para estoques verticalizados ou com prateleiras altas, são indicadas máquinas com capacidade de elevação acima de 4,5 metros.
Sempre observe o ambiente e escolha o combustível certo para a sua operação.
Como escolher uma loja para comprar uma empilhadeira em segurança?
Escolha fornecedores de confiança, com experiência e reconhecimento no mercado. Avalie a disponibilidade de suporte técnico, para manutenção e a disponibilidade de peças de reposição.
Opte por lojas que possuam informações técnicas detalhadas e fotos de cada modelo. Faça uma pesquisa por avaliações de outros clientes e sobre a reputação da empresa.