Não caia em golpes! 3 dicas para você comprar a sua empilhadeira na internet
O brasileiro está cada vez mais confortável no ecossistema digital e se sente à vontade para adquirir produtos online.
Segundo a Octadesk, 85% dos brasileiros realiza ao menos uma compra por mês pela internet.
Mas surge um problema. Com o crescimento das vendas, cresce também o número de golpes aplicados.
Com as empilhadeiras, não é diferente. Os golpistas aplicam diversas técnicas para enganar e causar prejuízo aos consumidores.
Para te ajudar a se proteger no ambiente digital, separamos algumas dicas e observações para você não cair em golpes na internet.
Como prevenir golpes aplicados na venda de empilhadeiras pela internet?
A facilidade também trouxe riscos, e o número de golpes só aumenta ao longo dos anos. O cenário parece assustador e sem esperança, mas…
Calma! Há muitas empresas sérias e comprometidas com a sua satisfação.
Com atenção a alguns detalhes e medidas de proteção, é possível fazer compras no ambiente digital sem ter prejuízos.
1- Ofertas muito abaixo do preço de mercado? Desconfie
É uma tática comum o anúncio de produtos abaixo do preço praticado por outras empresas do segmento. As empilhadeiras anunciadas pelos golpistas podem ser de marcas famosas e reconhecidas no mercado, para gerar mais confiança.
Quando encontrar uma oferta destas, fique com um pé atrás. Algumas pessoas fazem anúncios e exigem um pagamento de entrada para você ‘’segurar o produto’’. O intuito é captar a sua atenção para o custo-benefício: uma empilhadeira de alto desempenho por um preço único e imperdível.
Vá com calma: Solicite informações completas sobre o produto, como especificações técnicas, fotos e vídeos.
2 - Sempre procure informações sobre o vendedor e a loja
As empilhadeiras são máquinas de alto valor, portanto, você precisa conhecer quem está vendendo para você. Em caso de compras em lojas virtuais, faça pesquisas para ter certeza de que o site é confiável. Veja ele se possui selos de segurança, criptografia e avaliação de outros compradores.
Se você viu o anúncio e está negociando direto com um vendedor, verifique a identidade, referências e solicite para conversar com outros clientes. Peça fotos e vídeos da máquina, assim como todos os dados técnicos.
Faça consultas pelo CNPJ da empresa, pelo nome do vendedor e confira a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui.
Não sabe como verificar estas informações? Baixe agora o nosso e-book e aprenda a pesquisar as informações relevantes de empresas e vendedores.
3 - Preste atenção aos boletos bancários
Veja se o boleto foi emitido em nome da empresa que você está comprando e observe também os números que aparecem no topo e na parte inferior. Em um boleto legítimo, estes números são idênticos.
Quando enviados por e-mail, verifique o remetente: empresas confiáveis possuem e-mails com seus nomes (por exemplo, nome@nomedaempresa.com.br). Se você não reconhece o endereço de e-mail, não clique em links ou realize pagamentos.
O boleto bancário e o pix são formas de pagamento instantâneas e você só deve utilizar se tiver total confiança na empresa ou no vendedor.
Tenha mais segurança nas compras online com as dicas da Netmak
Para te guiar no ambiente digital, desenvolvemos um e-book com os golpes mais comuns aplicados em negociações com empilhadeiras e dicas de prevenção para você não sair no prejuízo.
Não arrisque! Clique aqui e garanta o seu.